CONCESSÃO NÃO É VENDA!

Image

Marta Suplicy

A senadora paulista justifica que escolheu este tema para seu artigo semanal na Folha porque “enquanto governo e petistas comemoravam o enorme sucesso de uma concessão importante para a Copa, a Olimpíada e o desenvolvimento do país, a presidenta era acusada de ‘estelionato eleitoral’. Aos petistas couberam de ironias até a cobrança de mea-culpa, por fazerem o que antes criticavam”. 

“A intenção do estardalhaço – adverte a senadora – foi igualar privatização com concessão e livrar, por meio desse artifício, a pecha de entreguista e mau negociador que tem corroído as chances tucanas nas últimas eleições.”
Na concessão, patrimônio volta ao governo; na privatização, não

Em seguida ela estabelece, com exemplo didático, a diferença entre uma e outra: “na privatização, há transferência de patrimônio e de responsabilidade para a iniciativa privada. Esses ativos não retornam mais ao poder público. A nova empresa – fruto desse processo – toma as decisões de acordo com seus interesses.”
“É o caso – assinala Marta – da Vale, privatizada por R$ 3,3 bilhões, valor ridículo já à época da venda. Pior foi a venda da telefonia, que tirou qualquer participação da União nas empresas, além de entregar o ouro do século 21 para mãos estrangeiras. Esqueço: sem receber um tostão na venda.”
“Trocando em miúdos: a privatização feita pelo PSDB é como se eu vendesse meu apartamento. Venda feita e pagamento efetuado, não tenho mais nada a receber, seja de aluguéis ou futura valorização imobiliária. Na concessão, que é o que foi feito no caso dos aeroportos, o bem ativo não é alienado.”

 

“Depois de um tempo – conclui a senadora – volta para o governo, que até então tem a propriedade de 49% das ações dos aeroportos. Essa fatia permite ao governo, como sócio,  participar das principais decisões, receber aluguéis e utilizar o ganho na melhoria de outros aeroportos, para os quais seria  difícil conseguir interessados.”

 

Foto: Elisabete Alves

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: