Itajaí: 2 meses para uma ultrasonografia

O acadêmico de Jornalismo da Univali, Patrick Schneider, está enviando uma carta do prefeito Jandir Bellini, denunciando uma situação crítica vivida pelos doentes de Itajaí. Procurou as unidades de saude do município para realizar um ultrasom no ombro e a resposta foi de que sómente dentro de 60 dias. O prefeito prometeu dar prioridade a saúde, mas a população aguarda pelo Centro Integrado. Veja a carta: “Carta ao Senhor Jandir Bellini, Prefeito de Itajaí

Prefeito, hoje fui ao médico. Mas não estou doente. Não necessariamente. O médico solicitou vários exames, desses de menor complexidade (sangue, fezes, urina), pois servem como um check-up preventivo. Mas meu ombro esquerdo e o antebraço doem; a causa é desconhecida. O médico solicitou uma ultrassom e me encaminhou pro CRESCEM, no Centro de Itajaí. Sou cliente SUS (sim, cliente e não paciente). Sabe quanto tempo vai demorar pra que seja feita a ultrassom? Não sei. Nem eu nem o médico nem a funcionária que registrou meus dados no cadastro de espera. ” – No mínimo uns 60 dias até abrir uma vaguinha”, disse. O senhor não acha que é demais esperar, no mínimo 60 dias pra (talvez) fazer a ultrassom, mais não sei quantos dias pra receber o resultado, mais não sei quantos dias pra marcar o retorno com o médico pra daí sim ele tomar uma medida pra curar meu braço e estancar minha dor? Até quando teremos que conviver com esse tipo de situação? Esse e outros, pois vou lhe ser sincero: nem de longe meu problema é grande quando comparado com outros itajaienses. Há gente esperando há muito tempo e com problemas maiores; doenças, algumas delas incuráveis, idosos, gestantes. E é exatamente por isso que lhe peço que tome alguma providência. A esperança é que quando o anunciado Centro Integrado de Saúde for inaugurado essas coisas desapareçam. Não da mídia, que já não mostra mais pedidos como estes, mas que se acabe com filas de madrugada em postos de saúde e esperas intermináveis por consultas, remédios, procedimentos. A esperança não acaba, senhor prefeito. Seu mandato sim. Por isso, faça alguma coisa; se não for por nós, o povo, que seja por sua intenção de reeleger-se. Afinal estamos em ano eleitoral. E não me importo qual seja sua motivação, desde que a saúde melhore.

Atenciosamente, Patrick L. M. Schneider.”

Deixe um comentário

