Oposição será varrida do Sul, do Sudeste e do Centro Oeste

Analistas dos jornais começam a admitir: maiores chances são do PT…

Escrevam o que digo: a oposição vai ser varrida do Sul, do Sudeste (com exceção de Vitória) e do Centro Oeste. E, temos que considerar também que as eleições não acabam no dia 7, domingo. Haverá segundo turno, em 28 de outubro, em muitas cidades.
Com frequência, os analistas que pontificaram até aqui nos jornais mostravam mais seu próprio desejo do que uma análise fria da situação. Muitas vezes, nessas ‘análises’, esqueciam-se por exemplo que haveria ainda um segundo turno. 

E eventos como a virada espetacular ocorrida em Cuiabá têm sido ignorados pela grande mídia.
Agora, pelo menos parte dela vai se aproximando da realidade e começa a perceber, finalmente, que nada está garantido para o tucanato!
Análises mais realistas no lugar do “jornalismo de campanha” 



As análises agora estão muito mais próximas daquilo que vínhamos dizendo antes: o PT tem enormes chances na eleição de domingo e a oposição vai ser varrida do Sul, Sudeste e do Centro Oeste.
O princípio da realidade começa a se impor e o “jornalismo de campanha” vai dando lugar a uma análise mais fria. Até porque é preciso preservar uma certa credibilidade. Afinal, a vida continua depois das eleições. 
 Vejam agora o exemplo de O Globo que há 5 dias publicou um texto analisando a situação do PT e da oposição. Dizia o texto que, se as pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas até aquele momento se confirmarem, as eleições municipais deste ano serão bem mais disputadas do que as de 2008.
O jornal apontou a possibilidade de haver 2º turno em 16 das 26 capitais, um possível aumento de quase 50% em relação a 2008, quando apenas 11 capitais tiveram segundo turno.
Norte e Nordeste
Na região Norte, o Globo destacava que a oposição estará presente em todas as cinco capitais que devem ter segundo turno – “em Belém, os dois candidatos — do PSOL e PSDB — são de oposição”. O jornal frisava que há quatro anos, nenhum candidato de oposição venceu. “Tampouco chegou ao 2º turno nas capitais da região”.
Lembrava ainda que no NE, “em 2008 a oposição venceu em duas capitais no 1º turno (em uma delas com o autodeclarado independente PV) e chegou ao 2º turno com apenas mais um candidato”. E concluía que tende a vencer no próximo domingo em duas delas, “mas deve ir para o 2º turno em todas as outras seis capitais da região, cuja disputa só deverá ser concluída dia 28”.
Mas, vejam o alerta do jornal: “Por esses dados, não faltariam motivos para a oposição comemorar. Mas o clima não é de festa. Apesar do avanço em relação a 2008, no início da campanha, em julho, a situação dos candidatos deste campo político era muito mais confortável do que agora”.
E concluía: “O PSDB chegou a liderar com folga em Manaus, Salvador e São Luís e tinha vaga garantida no segundo turno em São Paulo, Fortaleza e João Pessoa. O quadro não é mais tão favorável. E quem mais cresceu sobre a oposição foi justamente o PT”.
“Há duas semanas, o partido liderava apenas em Goiânia e Rio Branco. Agora assumiu a dianteira em Salvador, Fortaleza e João Pessoa. Com isso, os petistas dividem hoje com seus arquirrivais tucanos o posto de partido que mais lidera em capitais, cada um com cinco”.

zé dirceu

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: