Jandir Bellini estaria cometendo nepotismo ao colocar Susi bellini como secretária?

esta é a pergunta que, obviamente, surgiu logo após ao anúncio do secretariado de Jandir Bellini, isso, é claro, depois de quatro meses que o mesmo teve pra se decidir, mas, esperou este tempo todo pra que Itajaí volte a ter as pessoas indicadas pra gerenciar as diversas secretarias municipais. Jandir, como era de se esperar, ajudou a galera das antigas, continuou não cumprindo sua promessa lá de 2008, que era a de lotear os cargos com técnicos, e voltaram praticamente os mesmos nomes para os mesmos lugares, com uma ou outra mudança.

jandir susimas o que todos querem saber é se a indicação de Susi Bellini, irmã do prefeito, para o cargo de secretária da Segurança é ou não nepotismo.

portanto, o que é nepotismo? segundo vários entendimentos, nepotismo é a contratação de parentes que, não fosse o lanço sanguíneo com quem o indica, nunca estaria naquele cargo.

é o caso de Susi Bellini? com certeza, é. ela nunca estaria ali, não fosse o prefeito seu irmão, correto? pra mim, sim. pro prefeito, pelo jeito, não.

e a lei municipal, o que diz? vou colocar o artigo 2º, inciso 1º:

Também será considerado nepotismo a nomeação de servidor efetivo para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou em função gratificada, desde que seja cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até terceiro grau, do Prefeito, do Vice-Prefeito, dos Secretários e cargos assemelhados ou de servidor da Administração Pública direta e indireta investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento.

ou seja, se até pra servidor público efetivo (ou seja, concursado) é proibido por esta instrução normativa (INSTRUÇÃO NORMATIVA No 14/CMA/2009), por que pra parente eleito pra Câmara não seria???? mas, então, citemos o artigo primeiro desta lei, que foi ASSINADA POR JANDIR BELLINI, e que proibiria a nomeação da irmã pro cargo de secretária.

Art. 2 – I – Constituem práticas de nepotismo, conforme demonstrado no Anexo I – a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até terceiro grau, do Prefeito, do Vice-Prefeito, dos Secretários e cargos assemelhados ou de servidor da Administração Pública direta e indireta investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou de função gratificada;

mas, provavelmente, o jurídico da Bellinilândia já deve ter corrido atrás de alguma brecha, que apresentarão em breve, provando que a irmã do prefeito não está ali apenas por ser irmã do prefeito. é claro que não.

[atualizado 16h30 de 26-12-13] segundo a Súmula Vinculante nº13, o prefeito pode nomear parentes para os cargos de secretários municipais (ou o presidente, parentes como ministros ou governadores como secretários) — porém, isso vai contra o que é o próprio prefeito assinou, e, aí, sinceramente, não faço ideia do que vale… a palavra do prefeito ou o que ele achar melhor… claro que se isso acontecesse no atual governo Dilma Roussef (PT), teríamos capas e manchetes indignadíssimas com a IMORALIDADE deste tipo de nomeação, que é, num entendimento básico, feita pelos laços sanguíneos (ou consanguíneos) do nomeado com quem tem PODER para nomear. continua sendo estranho, mas, como disse no texto publicado ontem, legal, pois não acreditava que fariam algo que os pusesse tão facilmente assim em maus lençóis. no mais, o governo Jandir não terá, como quase não teve nestes quatro anos, a imprensa pegando no seu pé por esta nomeação tão… estranha. Jandir Bellini joga em casa, com a torcida (mídia) totalmente ao seu favor, pegando no pé de vez em quando, mas, logo esquecendo ou fazendo de conta que não viu a falta que cometeu na jogada anterior (e que o juiz também fingiu que ou não viu).

abaixo, a lista que está no perfil da prefeitura no Facebook dos indicados:

Sônia Machado – FEAPI

Fabrício Marinho – Fundação Municipal de Esportes e Lazer

Antônio Carlos Floriano – Fundação Genésio Miranda Lins

José Amádio Russi – Fundação Cultural de Itajaí

Everlei Pereira – Defesa Civil Susi Bellini – Secretaria de Segurança do Cidadão

Laudelino Lamim – Secretaria de Habitação

Sadi Antônio Pires – Sub-prefeitura do São Vicente

Mauricio de Souza – Sub-prefeitura de Cordeiros

Mario Cesar de Mello – Sub-prefeitura da Praia Brava

José do Carmo Dias de Oliveira – Sub-prefeitura da Itaipava

Ewerton Van Dall – Secretaria da Criança, do Adolescente e da Juventude

Agostinho Peruzo – Secretaria da Pesca e Aquicultura

Artur de Jesus – Secretaria de Agricultura

Juçara Pamplona – Secretaria do Desenvolvimento Social

Rogéria Gregório – Fundação do Meio Ambiente de Itajaí

Renato Ribas – Instituto de Previdência de Itajaí

Jaime Marcio Espindola – Coordenador da Moralidade Administrativa

 

romulo mafra

Anúncios

Uma resposta to “Jandir Bellini estaria cometendo nepotismo ao colocar Susi bellini como secretária?”

  1. Jorge madureira Says:

    Guido você viu a indicação do cargo de diretora de informatica da Camara de cereadores de Itajaí? Depois de definida a eleição da mesa diretora, conforme o acordo, este cargo ficou para livre indicação do vereador Clayton Batschauer, que indicou uma afilhada política Chilena, nada mais nada menos que a filha do pastor Bordin, da igreja Umadi. Até aí sem maiores problemas, o problema está na capacidade técnica para o cargo, que segundo os bocudos da radio corredor da câmara, a menina teve dificuldade para retirar o pen drive de seu computador, precisando pedir ajuda aos universitários. damari andrea bordin ribeiro rosa, é bacharel em direito e fotografa, mais foi nomeada como diretora de informatica através da portaria 83/2013 no jornal do municipio de 16/01/13. E Depois reclamam que a informática da câmara tá parada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: