Mais uma escola fechada em Santa Catarina: É assim que Raimundo Colombo governa!

Pais e alunos protestam por melhorias em escola no Paranaguamirim, em Joinville Rodrigo Philipps/Agencia RBS

Protesto foi realizado em frente à escola Juracy Maria Brosig , que teve a cozinha interditada nesta quarta-feira Foto: Rodrigo Philipps

Escolas interditadas, alunos remanejados e aulas iniciadas 26 dias depois do ideal. Se a situação aos trancos e barrancos voltava ao normal na rede estadual de ensino em Joinville, um novo baque pode prejudicar o calendário escolar de outros 1,2 mil estudantes. A Vigilância Sanitária interditou a cozinha da escola Juracy Maria Brosig e alunos lancharam apenas biscoito e banana na manhã desta quarta-feira. Se a situação se agravar, o colégio pode ser totalmente fechado.
Na noite desta quarta-feira, pais de alunos começaram a se mobilizar e se reuniram na própria escola para tratar da infraestrutura do colégio. Em seguida, eles saíram para rua para protestar.
Mãe de cinco filhos que estudam na Juracy, Alexandra Buava de Assis, da diretoria da Associação de Pais e Professores (APP) da unidade, está preocupada.
— A quadra coberta já está interditada há um ano. Tem fiação elétrica solta, não oferece segurança. Agora a cozinha. Hoje (quarta) minha filha disse que teve para o lanche apenas banana e biscoito —, lamentou a mãe.
Segundo ela, pais já teriam procurado a escola para transferir os filhos para outra unidade.
— Queremos cobrar as melhorias —, salientou a mãe.
A quadra coberta apresenta problemas nas fiações elétricas, os equipamentos, como traves e tabelas de basquetes não podem ser utilizados, e o alambrado, segundo a Alexandra de Assis, da APP, está torto.
De acordo com a fiscal sanitarista Lia de Abreu, a cozinha da Juracy estava em péssimas condições.
— Vazamentos, o local não tem a temperatura ideal, utensílios amassados, portas de armários quebrados, falta de armários, e o ambiente muito sujo —, detalhou.
— Claro, se ocorrerem agravamentos, como problemas na fiação elétrica, infiltrações na escola, vamos interditar ela totalmente —, complementou Lia.
A gerência de infraestrutura da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) vai fazer uma vistoria ainda hoje na cozinha da Juracy. Assim que as obras emergências de escolas que estão interditadas como a Rui Barbosa e a David Pedro Espíndola, de Barra Velha, terminarem, as equipes serão enviadas para a escola da Zona Sul de Joinville. Foi pedido um prazo de 40 dias para a Vigilância, para as obras serem entregues.
De acordo ainda com a SDR, o governo do Estado deve lançar em breve o Programa de Manutenção da Infraestrutura Escolar. O novo sistema pretende facilitar a execução de pequenos reparos estruturais nos colégios. A solicitação de obras poderá ser feita pela direção de cada unidade, por meio do Sistema Integrado de Controle de Obras Públicas (Sicop). Todos os serviços serão feitos por uma única empresa, contratada por meio de concorrência de preço.
Quadra de escola municipal também é interditada
A quadra coberta da Escola Municipal Sadalla Amin Ghanem, do Parque Guarani, também foi interditada ainda na terça-feira pela Vigilância Sanitária. A fiscal Lia de Abreu constatou que haviam goteiras e a fiação elétrica exposta e oferecia riscos às crianças.
— O muro que fica atrás da quadra ainda é muito baixo. Identificamos que algumas pessoas, que não são alunos, podem entrar facilmente ali —, explicou a fiscal sanitarista.
A Secretaria Municipal de Educação acionou a equipe de manutenção – uma empresa já está contratada para fazer o serviço – e as obras devem ficar prontas em até 15 dias, avisa o secretário Roque Mattei.

fonte: a noticia

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: