No centro do debate: Claúdio Vignatti unifica PT sobre as SDR’s

 

Sem direito a festas e discursos, no dia 31 de março fez 10 anos que foram instaladas as duas primeiras Secretarias Regionais de Desenvolvimento (SDRs). Eram as pastas de São Miguel do Oeste e Maravilha, escolhidas por serem as mais distantes da Capital entre as 27 criadas no início do governo Luiz Henrique da Silveira (PMDB). Ao longo dos dois mandatos, o número de secretarias cresceu.

O que nunca mudou foi a polêmica despertada pelos principais instrumentos da chamada descentralização administrativa. Mesmo assim, apenas agora, passados 10 anos da criação das SDRs, parece que elas vão entrar no centro do debate sucessório. Os sinais vieram em discursos isolados de lideranças do PT nos seminários realizados desde o início do ano. Agora, os petistas realizam um ato conjunto. A bancada do partido na Assembleia convocou para hoje uma entrevista coletiva em que vai defender a redução de pastas. Os parlamentares alegam que Santa Catarina é o estado com mais secretarias em todo o país: 25 centrais e 36 regionais. Argumentam que entre 2004 e 2011, o gasto para alimentar essa máquina pulou de R$ 72 milhões para R$ 337 milhões.

O ataque conjunto dos petistas às regionais não deixa de ser uma mudança de rota. Em 2010, quando disputou o governo estadual, Ideli Salvatti (PT) não tinha uma menção sequer às SDRs em seu plano de governo. Também não dialogou sobre elas com Louro Zezé, o papagaio que era uma das estrelas de seu programa eleitoral. A seu favor, pode-se dizer que nem mesmo Angela Amin (PP), adversária ferrenha dos governos LHS, discutiu o tema.

Em um cenário pré-eleitoral, a ênfase ao fim das secretarias regionais pode dar uma cara a uma candidatura petista ao governo. Curiosamente, a mesma estratégia foi adotada em 2005 pelo então prefeito de Lages, Raimundo Colombo, pré-candidato ao governo estadual pelo PFL.

Um ano depois, foi eleito senador na chapa de Luiz Henrique, para depois sucedê-lo no comando do Estado. Sem mexer nas 36 secretarias que herdou.

upiara boshoi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: