Reforma tributária urgente…

Merece registro a importante decisão do PT de encamar projetos para taxar grandes fortunas. O partido decidiu que essa pode ser uma alternativa para financiar os projetos de mobilidade urbana sugeridas pela presidenta Dilma Rousseff.
A ideia não é apresentar uma nova proposta, mas sim encampar a votação de projetos que já estabelecem a taxação de grandes fortunas.
A iniciativa é importante, mas insisto que é necessário retomar a reforma tributária. O atual sistema está superado e precisa ser debatido com a sociedade. O PT não pode e não deve perder a oportunidade de incluir no debate público e popular deste momento a necessidade de reforma tributária para financiar e viabilizar o crescimento do país.
Não se trata apenas de aprovar um imposto sobre grandes fortunas. Mas de desonerar a produção, a classe média e trabalhadora e taxar a renda e a riqueza, a propriedade e as grandes fortunas, heranças e doações.
É preciso reequilibrar a federação, favorecendo o Nordeste e o Norte, e diminuir a taxação para os de baixa renda e aumentar para os de alta renda. Hoje, quem ganha menos paga mais. E quem ganha mais paga menos.

 

Volto a insistir na questão do financiamento das demandas populares num momento de crise mundial e baixo crescimento – portanto de arrecadação estabilizada ou em queda –, sem condições de aumento dos gastos públicos.

 

Isso exige uma reforma tributária ou uma vinculação de recursos já existentes, como os dos royalties do petróleo agora destinados para a educação e a saúde.

 

Grandes fortunas

 

Especificamente sobre a taxação de grandes fortunas, o líder do PT na Câmara, José Guimarães, diz que há vários projetos tramitando. “Tem uns 10 do PT. Vamos juntar tudo isso e a partir daí discutir.”

 

Ainda não há um texto final único sobre a proposta, mas Guimarães defende a taxação sobre o patrimônio e a aplicação de forma escalonada.

Fonte: zé dirceu

 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: