Governador de SC desemprega centenas de Professores!

“Numa decisão inédita na história recente de Santa Catarina, o governador Raimundo Colombo decidiu dispensar centenas de professores contratados em caráter temporário DURANTE o ano letivo.
No final de 2013 milhares de educadores participaram do Processo Seletivo para a contratação de profissionais para o ano letivo de 2014. Em dezembro, depois de concluir o processo de remoção dos professores efetivos e também após a conclusão da chamada do concurso público, foi aberta a contratação dos profissinais temporários (ACT´S).
Essa contratação é feita de acordo com a classificação do profissional na prova do processo seletivo realizado pela Acafe. Portanto, são chamados primeiro os profissionais mais bem colocados. Os contratos são estabelecidos pelo período de 01 ano, ou seja, até dezembro de 2014.
Assim sendo, o professor temporário que é contratado se sente tranquilo de que, pelo menos durante aquele ano ele está empregado. Como o salário não é muito grande, isso permite que o docente faça pequenas dívidas, parcele alguma compra, enfim… Se organize financeiramente.
O que acontece é que, diferentemente do que ocorre todos os anos, em 2014 o governo decidiu inovar. Abriu nova possibilidade de remoção para os professores efetivos agora, no meio do ano! Isso quer dizer que, se um efetivo quiser sair de Concórdia e se transferir para uma vaga em Florianópolis, por exemplo, onde existe um ACT contratado, ele vai poder! E o ACT será simplesmente dispensado, descartado!
Com essa atitude, o governo está gerando situações extremamente delicadas, tais como:
* Permite injustiças, como garantir que um professor que tenha ficado na 10ª colocação, por exemplo, continue empregado até dezembro. Já o 1º colocado, se está numa vaga pretendida por um professor efetivo, será colocado na rua agora em julho;
* Coloca o professor ACT num clima de insegurança ainda maior, uma vez que nem pelo ano letivo todo ele está assegurado. Seu emprego, sua renda, podem ser tirados a qualquer tempo, sem aviso prévio. Imagine para um pai, ou mãe de família o que significa… O novo contrato só terá validade a partir de fevereiro de 2015, portanto, o professor ficará 6 meses sem rendimentos, o que impossibilita sua sobrevivência!
* Prejudica sobremaneira o aluno, que terá de se adaptar a um novo professor não apenas no início do ano letivo, mas também na volta do recesso escolar do meio do ano.
* Atrapalha o bom andamento das escolas, pois em fevereiro as unidades escolares são orientadas a rever seus Planos Político-Pedagógicos e discutir as diretrizes para o ano letivo. O professor que chegar no meio do ano não conhecerá a realidade da escola onde irá lecionar e não terá a oportunidade de ser apresentado a ela.
* Joga os professores uns contra os outros à medida que amplia as diferenças e garantias entre os docentes efetivos e aqueles que são contratados temporariamente.
Isso tudo está ocorrendo em Santa Catarina agora, em todas as gerências de ensino e não se lê uma nota sobre o fato. Ao mesmo tempo, existe grande campanha na mídia, paga com recursos públicos, divulgando que a Educação do Estado melhora a olhos vistos…
Como se isso não bastasse, há agora uma forte posição da imprensa contra as greves dos servidores, como se fossem os trabalhadores os culpados pelas mazelas do país.
Não surpreende que a Educação seja talvez a área com o maior índice de afastamentos do trabalho por problemas de saúde, principalmente àqueles que dizem respeito à saúde mental. Como assistir a tudo isso e continuar trabalhando normalmente?
A Educação precisa de respostas, diz o slogan de uma campanha criada por competentes publicitários… Resta saber se alguém está disposto a escutar os problemas, para poder resolvê-los!

André H P Mattos
Bacharel e Licenciado em Turismo.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: