O Prefeito e sua cria

Uma questão que tem sido tratada com luvas de pelica pela nossa imprensa, e, claro, provavelmente não será tratada por ninguém, é, QUAL A REAL CULPA do prefeito Jandir Bellini em sua criação, o agora morador provisório da Penitenciária da Canhanduba, vereador Zé Bellini, como o mesmo se autodenomina no seu perfil na página da Câmara de Vereadores (na foto de menos de dez dias atrás, Jandir e Zé visitando o colunista JC, do Diarinho).

Como todos que estão dentro da política itajaiense sabem, o Zé era “Bellini” antes de ser “da Codetran”, “das Multas” e, por último, “Zé Ferreira”, como se apresentou candidato, eleito pelo povo itajaiense pra ser um fiscalizador e legislador. E é nisto que quero apontar, o fato de ele ser por tanto tempo o “homem forte” do próprio prefeito! Até onde essa influência foi catalisadora do que está acontecendo (sem pré-julgamentos, porém, o caos causado pela prisão do vereador governista e do partido do prefeito é visível e de pleno conhecimento já de praticamente toda a cidade), até onde ele ser quem foi, o braço direito de Jandir, o assessor durante sua estadia na Assembleia, o cabo eleitoral na eleição de 2008, acabou nisso tudo, em influências fortíssimas apontadas pela Polícia Civil mesmo sem ele estar dentro da prefeitura?

“Tornou-se assessor do mesmo e passou a ser chamado carinhosamente pelos amigos de Zé Menon. Nesta época, conheceu o então prefeito Jandir Bellini. A amizade e o excelente trabalho levaram os amigos a chamá-lo de Zé Bellini. Enquanto Bellini foi deputado estadual, Zé Ferreira foi seu assessor e em 2009, quando reassumiu a Prefeitura, Zé foi convidado a comandar a Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran).”

Palavras do próprio. Ou seja, um assessor que era tão próximo ao prefeito que recebeu o seu sobrenome como alcunha, e o usava livremente, tanto que foi ganhando mais e mais influência dentro do governo, até assumir a Codetran, de onde provém a investigação que o levou à prisão. Claro que os alegados R$ 95 mil reais pegos com ele não podem e nem devem ser usados neste momento como quaisquer provas contra o mesmo. Ainda mais quando o vereador estava com os seus bens apreendidos pela Justiça desde o ano passado, por causa da investigação das “semáforos milionários”, que, inclusive, deixou também os bens indisponíveis do falecido vereador Carlos Eli, que era o secretário de Segurança à época, e os descendentes de Eli ainda não conseguiram dividir a herança do vereador.

Um outro fato que chama a atenção é a entrevista da atual secretária de Segurança, irmã do prefeito. Ela diz não ter ideia que o Zé Bellini tinha influência dentro da sua secretaria. Porém, isso não me parece algo tão factível. No mínimo, algumas pessoas tinham de saber do que estava acontecendo, se é que estava, é claro, pois as investigações continuam e ninguém foi condenado ainda.

E mais, o Zé teve uma influência forte também na Volvo Ocean Race, quando ela era tocada por um dos mais influentes homens do governo Bellini, aquele que não pode ser nominado pois mete processo em qualquer um que lembra de seu nome. Isso tudo, somado, dá um bom caldo nisto que está culminando agora. A cria política do prefeito Jandir Bellini, que, depois de algum tempo, é pego com a boca na botija, e, a imprensa local, faz boca-de-siri quanto ao seu criador.

Criador e criatura, agora, parecem nem se conhecerem.

E o prefeito, não duvido, sairá como um traído pela sua criação, daqui a pouco.

Porém, sabemos, tudo seria diferente, o tratamento seria diferente, se fossem um vereador e um prefeito do PT, por exemplo. Sabemos que em Itajaí, boa parte da imprensa é sim vendida e paga com dinheiro público, e acha que isto é normal, receber verba pública legalizada e transformar isso em “blindagem” ao governo e seus aliados.

Foto retirada daqui: http://www.diarinho.com.br/materias.cfm?caderno=25&materia=102244

texto e fotos: Rômulo Mafra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: